Programas e Projetos

Os programas e projetos do Novo visam ajudar e desenvolver, em nossos alunos, as competências necessárias para que sejam cidadãos responsáveis. Pensados e desenvolvidos com base em nossa metodologia, eles respaldam e apoiam o processo ensino-aprendizagem, complementando o que é ensinado em sala de aula.

Trata-se de um plano de acompanhamento de alguns alunos com demandas específicas de aprendizagem, sobretudo no que diz respeito a conteúdos de base relacionados a lacunas nos processos de alfabetização, letramento e/ou consolidação de habilidades chave para a construção de novos conhecimentos. Pretende-se, assim, garantir o avanço desses estudantes a partir do trabalho com atendimentos individuais e/ou em duplas, oportunizando o acompanhamento desses alunos dentro de suas particularidades sempre que possível.

A partir da proposta de educação bilíngue adotada pelo colégio, os alunos de 3º a 9º realizam simulados que objetivam prepara-los para o exame oficial de Cambridge. Para isso, é reservada a cada semestre uma semana na qual os estudantes realizam esses testes tendo como foco as principais habilidades requeridas pelos exames oficiais, à saber: fala, escrita, leitura e escuta. 

Todo o processo objetiva a aplicação dos estudantes ao exame oficial de Cambridge ao final do 5º e do 9º ano, o qual é aplicado pelo próprio colégio enquanto centro conveniado, contribuindo para uma formação que torne os alunos aptos para fazer uso dos conhecimentos aqui adquiridos para além das exigências curriculares da educação básica.

Trata-se de uma proposta que visa promover palestras anuais com profissionais destaque no ramo da educação e/ou psicologia e que possam contribuir nas relações entre família e escola. Esses encontros possuem viés instrucional, vislumbrando as famílias dos estudantes como público alvo e buscando fortalecer a parceria entre escola e comunidade escolar, entendendo esta vertente como relação fundamental para o sucesso dos processos de desenvolvimento e, consequentemente, aprendizagem.

Realizada anualmente, a gincana é um momento único, no qual os alunos terão a oportunidade não só de integrarem-se e socializarem, mas também de desenvolver atitudes cidadãs, fomentando valores como respeito, perseverança e ética, por meio de atividades de cunho esportivo, cultural e social/solidário.

Na Educação Infantil (Ginga FUN), crianças e educadores vivenciam brincadeiras lúdicas e extremamente potencializadoras das habilidades previstas nos campos de experiência.

No Ensino Fundamental 1 (Ginga Kids), crianças e educadores – divididos em equipes – vivenciam brincadeiras tradicionais e exploram a construção de hábitos por meio das virtudes.

No Fundamental 2, cada equipe  – orientada pelos professores e com apoio das famílias –  tem a oportunidade de conhecer instituições filantrópicas da cidade e de contribuir com esta instituição por meio, sobretudo, da arrecadação dos itens necessários a cada contexto (através de levantamento feito pelas equipes), além das propostas diversas de jogos e brincadeiras.

Estar em contato com uma proposta que demanda o trabalho em equipe, a compreensão do “fazer junto”, do respeito e da valorização das habilidades de cada indivíduo (que se manifestam por meio das mais diversas provas e tarefas, cujas demandas envolvam desde conhecimento específico até habilidades artísticas e físicas), estimulamos o desenvolvimento motor, cognitivo, e afetivo-social, como também, o resgate de valores importantes para a formação de suas capacidades morais, intelectuais e sociais é o foco das Gincanas.

Este projeto visa estimular a criatividade e promover a alfabetização estética e formação de plateia dos educandos frente a sua atuação como cidadão pertencente à comunidade escolar, propiciando assim o desenvolvimento de sua autonomia e criticidade por meio das linguagens artísticas da música, teatro, dança e artes visuais. Durante o processo de experimentação e aprendizagem colaborativa serão apresentadas as produções audiovisuais, proporcionando vivências artísticas elaboradas pelos educandos e gerentes do projeto. Visa ainda elevar a autoestima, elemento contributivo para a melhoria do desempenho escolar, além de oferecer um intervalo integrativo.

Trata-se de um evento interno esportivo promovido com alunos de 6º a 3ª série do EM, ao longo de um mês (no contraturno), cujo objetivo é valorizar as práticas de atividades físicas e promover lazer e integração entre as turmas, além de possibilitar e desenvolver o convívio social saudável, bem como fomentar habilidades como liderança e trabalho em equipe.

Os jogos são realizados no ginásio poliesportivo do Colégio, por meio das modalidades de futsal, basquete, vôlei, handebol, queimada, xadrez, ping-pong, entre outras.

Por meio de uma programação estruturada, que inclui a realização de uma hora aula por semana de desenvolvimento da proposta, o LIV se dedica a cuidar do desenvolvimento socioemocional dos alunos.

Na Educação Infantil, convidamos as crianças a reconhecer e nomear as emoções básicas, a saber: medo; alegria; tristeza; raiva; e o amor, essencial nos vínculos afetivos e na construção subjetiva.

Por meio de recursos engajadores e lúdicos, como músicas, histórias e personagens exclusivos, as crianças de 3 a 5 anos identificam as emoções nas situações comuns do seu dia a dia.

Do 1º ao 3º ano, temos como foco o conceito da Inteligência Emocional do psicólogo Daniel Goleman. Por meio de histórias e personagens exclusivos, ajudamos os alunos a compreender sentimentos complexos e estimulamos os quatro pilares da teoria: autoconhecimento; autorregulação; empatia; relacionamento.

Nos 4º e 5º anos, com projetos e jogos colaborativos exclusivos, estimulamos que os estudantes entendam o seu papel no mundo. Apostamos na gamificação e no protagonismo dos alunos para começar a realizar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como comunicação, criatividade e colaboração.

No Ensino Fundamental Anos Finais, os estudantes experimentam um momento de muitas transformações: a adolescência. Assim, por meio de projetos, dinâmicas e séries audiovisuais, buscamos uma conexão com as vivências dos alunos, ajudando-os a lidar com os desafios e a desenvolver habilidades socioemocionais, tais como: pensamento crítico, perseverança, proatividade, colaboração, comunicação e criatividade.

No Ensino Médio, o LIV estrutura o Projeto de Vida do aluno. Muito além de traçar metas, ele envolve sonhos, cobranças, oportunidades, reconhecimento de limites, potências e expectativas de si e dos outros. Este segmento é organizado em três blocos temáticos, um para cada série:

  • 1ª série – Como eu estou? (Autoconhecimento e protagonismo);
  • 2ª série – O que me move? (Influência de temáticas atuais nas escolhas pessoais);
  • 3ª série – Para onde vou? (Como traçar futuros possíveis para si e para o mundo).

Tem como justificativa auxiliar a compreensão dos conhecimentos científicos e tecnológicos contemporâneos como resultados de uma construção humana, estimular a pesquisa, o debate e a difusão dos conhecimentos construídos ao longo de cada série, além de reconhecer o papel da ciência e tecnologia na vida humana, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social. O que é apresentado na culminância, portanto, é o resultado dos diversos projetos desenvolvidos durante o ano letivo, consolidando-se em um rico processo de aprendizagem dos alunos, com a participação efetiva e indispensável dos docentes que fazem do Colégio um lugar da (re) construção dos saberes e da beleza da vida. 

Em nosso projeto pedagógico estão presentes importantes valores que colaboram para a formação do ser humano. Solidariedade, tolerância e compaixão são, entre outros, valores que cotidianamente trabalhamos com nossos alunos nos mais diversos tempos e lugares da escola.

Sabendo que a escola não está desvinculada do contexto sociocultural, chegado o tempo de celebrarmos a Páscoa, momento que transcende religiões e tradições e quando intensificamos a reflexão sobre as mudanças que devemos promover em nossas vidas, incluindo, no nosso dia a dia, o amor, a solidariedade, a compaixão, o perdão e viver o verdadeiro espírito pascal todos os dias do ano, contamos com a participação de todas as famílias, por meio da doação de chocolates, os quais são encaminhados a instituições e/ou escolas localizadas em regiões carentes da cidade. Esta entrega é realizada pelos alunos do próprio colégio que têm a oportunidade de conhecer os locais e, neste momento, vivenciar a solidariedade, e/ou receber grupos de alunos de creches/escolas da cidade para uma tarde de partilha no próprio colégio.

Trata-se de acompanhamentos oferecidos pelo colégio e que visam garantir o avanço dos estudantes frente a eventuais dificuldades de aprendizagem que possam surgir ao longo das etapas. Esses encontros ocorrem de maneira fixa e semanal nas dependências do colégio. Os alunos recebem suporte nas disciplinas de matemática, língua portuguesa, língua inglesa e redação.

Os plantões de língua portuguesa, matemática e redação ocorrem de maneira simultânea em formato de tira dúvidas, quando os alunos conseguem ter acesso a atendimentos individuais com os professores plantonistas. O plantão de língua inglesa ocorre em diferentes dias da semana, divididos por série, para que os alunos possam ser atendidos em grupos, tendo em vista as diferenças no trabalho com a língua. Diante de demandas que se fizerem necessárias, há também a construção de um plano de trabalho para plantões em outras áreas do conhecimento.

Foco na capacitação do estudante numa segunda língua, desenvolvendo as competências necessárias para a formação de um cidadão global, apto a se comunicar com fluência e naturalidade, defender seus pontos de vista, emitir opiniões e resolver problemas também em língua inglesa, de forma confortável. Os estudantes terminarão cada fase do Ensino Fundamental preparados para os exames de proficiência de Cambridge.

A educação alimentar é um programa com o objetivo de reduzir a obesidade infantil, além de assegurar informações sobre alimentação saudável aos cidadãos desde novos. Nossa instituição busca, por meio do PEN, estimular os alunos a conhecer mais sobre nutrição e alimentação saudável, para que elas possam construir novos hábitos e, consequentemente, ter uma relação amigável com os variados grupos de alimentos. Mas, para além disso, compreender a alimentação como uma rica oportunidade de desenvolver inúmeras habilidades.

O programa acontece por meio de ações periódicas (momentos com as turmas, dicas enviadas às famílias em nossos meios de comunicação, etc), mas se concretiza sobretudo a cada lanche servido pelo colégio, no cotidiano.

Seguimos, para tanto, cinco pilares:

  • SUSTENTABILIDADE: Produção de alimentos dentro da unidade; utilização de frutas frescas; eliminação dos descartáveis; higienização de utensílios por meio de lavadoras industriais.
  • EQUIDADE: O mesmo lanche é oferecido a estudantes, professores, diretores e colaboradores de todos os setores.
  • SAÚDE: Cardápio com opções variadas e saudáveis que incluem frutas, leite, pães e alimentos naturais ou pouco processados.
  • CONVIVÊNCIA: Proporcionamos um espaço onde necessidades individuais e coletivas devem ser levadas em consideração, favorável à boa convivência e harmonioso para todos. Cabe a cada um ampliar estas escolhas para outras esferas da vida, tornando o Consumo Consciente uma prática cotidiana e natural, com solidariedade, responsabilidade, participação social e cidadania.

Com o propósito de potencializar a experimentação, bem como o desenvolvimento de uma gama de habilidades (motoras, sociais, cognitivas), o Mestre Cuca é explorado com maior ênfase na Educação Infantil, no sentido de fomentar as diversas linguagens por meio das quais a criança aprende.

Ele segue ainda, nas demais séries de ensino, como forma de repertoriar o desenvolvimento das linguagens (estudo dos gêneros textuais, por exemplo), e do letramento matemático.

É um projeto desenvolvido pela nossa Educação Infantil, que culmina numa encantadora produção musical construída a partir das pesquisas, curiosidades e vivências de crianças e educadores que se maravilham com as sutilezas do cotidiano. 

Cada grupo de crianças, junto a seus educadores, deslumbram-se por um sujeito de pesquisa que os encanta, produzindo, pesquisando, investigando e construindo repertório para as letras das canções. 

Essa produção concretiza-se por meio da parceria com grandes músicos e está à disposição nas plataformas digitais YouTube e Spotify.

Acompanhe abaixo nosso último álbum lançado:
https://open.spotify.com/album/1JZKS4T4LmWMuerPn041OF?si=wD4hU7S7QCOnJg2Ffs_EUg

O Recreio Dirigido proporciona momentos lúdicos e pedagógicos, por meio da disponibilização de jogos e materiais diversificados, que desenvolvem os aspectos psicomotores, cognitivos, afetivos sociais e cooperativos, estimulando o trabalho em equipe nas brincadeiras em grupo, transferindo o uso da tecnologia para outro momento e sendo acompanhado/monitorado sempre por um adulto referência.

Trata-se de um projeto de escrita desenvolvido nas turmas de 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. São propostas para todas as séries produções de periodicidade semanal solicitadas nas aulas regulares de redação a partir dos gêneros textuais indicados para cada série.

Os textos são corrigidos e, posteriormente, agrupados em uma pasta para a construção de um portfólio, tendo em vista observar o progresso dos estudantes na habilidade de produção escrita. Além disso, é oportunizado, no contraturno, um plantão em dia e horário específicos para cada turma semanalmente, visando auxiliar o avanço dos alunos no desenvolvimento da competência escrita, tornando-os competentes para fazer uso dessa habilidade em contextos reais, bem como em processos seletivos. 

Assim, além de promover o olhar cuidadoso, acolhedor e afetivo, por meio da formação de toda a equipe de colaboradores e professores do colégio, reconhecendo a faixa etária com a qual lidam diretamente e conhecendo as principais características do perfil desses alunos (sobretudo nas faixas etárias em que este fenômeno é mais comum), o colégio promove ações com os estudantes, tendo como referência anual os meses de outubro e novembro, uma vez que o mês de outubro é marcado internacionalmente pelo movimento que dá nome ao projeto #STOMPOUTBULLYING, e que o mês de novembro contempla a data da ação interna do “Thanksgiving”, evento por meio do qual promovemos o mês do trabalho com a ‘gentileza’(#bekind) na escola.

São realizadas, portanto, neste período, ações que envolvem todos os segmentos, tais como:

  • Reflexão, por meio de textos, vídeos e propostas direcionadas em várias áreas do conhecimento, com a construção de sinalização – produções dos alunos – que deem visibilidade ao projeto na escola;
  • Concurso de redação com a temática, por meio do qual estimula-se a pesquisa e o interesse dos alunos a respeito do bullying;
  • Debates em todas as áreas do conhecimento a fim de fomentar o interesse e a possibilidade de contato com as diversas formas de manifestação do fenômeno, bem como o formato de cobrança do tema nos processos seletivos.
  • Palestras e/ou encontros com profissionais da área da psicologia e/ou direito a respeito da temática;
  • Propostas culturais (peças teatrais, apresentações musicais, sessões de cinema na escola, exposições) que envolvam a oportunidade de contato, reflexão e discussão da temática.

Anualmente, são selecionadas de acordo com o ciclo/ano de escolaridade, viagens pedagógicas e/ou visitas de campo que estejam alinhados aos objetivos de aprendizagem dos conteúdos abordados em cada etapa. Objetiva-se, assim, promover o contato dos educandos com diferentes experiências ligadas ao conhecimento e que oportunizem o enriquecimento de saberes para além da teoria. 

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