Ensino médio

Conhecer e escolher

É momento de solidificar valores, avaliar atitudes e definir projetos de vida. Nessa fase, marcada pela conclusão da educação básica, as escolhas pessoal e profissional afloram e a preparação para os processos seletivos, tanto no aspecto cognitivo quanto emocional têm seu ponto culminante de desenvolvimento. Assim, com um ensino forte e exigente, o Novo é qualificado e reconhecido por seu foco e disciplina, que, aliados à excelência acadêmica, viabilizam, entre outras conquistas, o ingresso nas melhores universidades do país.

Preparação para a vida

Nosso currículo é amplo e o projeto pedagógico inovador. Assim, aliados à parceiros sólidos, que repertoriam nossa qualificada equipe de professores nos encaminhamentos do ensino-aprendizagem, e com uma infraestrutura de ponta (sediada no IMEPAC), qualificamos e preparamos os estudantes para o prosseguimento de suas jornadas.

Programas e Projetos

Por meio de uma programação estruturada, que inclui a realização de uma hora aula por semana de desenvolvimento da proposta, o LIV se dedica a cuidar do desenvolvimento socioemocional dos alunos.

No Ensino Médio, o LIV estrutura o Projeto de Vida do aluno. Muito além de traçar metas, ele envolve sonhos, cobranças, oportunidades, reconhecimento de limites, potências e expectativas de si e dos outros. Este segmento é organizado em três blocos temáticos, um para cada série:

• 1ª série – Como eu estou? (Autoconhecimento e protagonismo);
  • 2ª série – O que me move? (Influência de temáticas atuais nas escolhas pessoais);
  • 3ª série – Para onde vou? (Como traçar futuros possíveis para si e para o mundo).

Trata-se de um projeto de escrita desenvolvido nas turmas de 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. São propostas para todas as séries produções de periodicidade semanal solicitadas nas aulas regulares de redação a partir dos gêneros textuais indicados para cada série.

Os textos são corrigidos e, posteriormente, agrupados em uma pasta para a construção de um portfólio, tendo em vista observar o progresso dos estudantes na habilidade de produção escrita. Além disso, é oportunizado, no contraturno, um plantão em dia e horário específicos para cada turma semanalmente, visando auxiliar o avanço dos alunos no desenvolvimento da competência escrita, tornando-os competentes para fazer uso dessa habilidade em contextos reais, bem como em processos seletivos.

Trata-se de um evento interno esportivo promovido com alunos de 6º a 3ª série do EM, ao longo de um mês (no contraturno), cujo objetivo é valorizar as práticas de atividades físicas e promover lazer e integração entre as turmas, além de possibilitar e desenvolver o convívio social saudável, bem como fomentar habilidades como liderança e trabalho em equipe.

Os jogos são realizados no ginásio poliesportivo do Colégio, por meio das modalidades de futsal, basquete, vôlei, handebol, queimada, xadrez, ping-pong, entre outras.

Assim, além de promover o olhar cuidadoso, acolhedor e afetivo, por meio da formação de toda a equipe de colaboradores e professores do colégio, reconhecendo a faixa etária com a qual lidam diretamente e conhecendo as principais características do perfil desses alunos (sobretudo nas faixas etárias em que este fenômeno é mais comum), o colégio promove ações com os estudantes, tendo como referência anual os meses de outubro e novembro, uma vez que o mês de outubro é marcado internacionalmente pelo movimento que dá nome ao projeto #STOMPOUTBULLYING, e que o mês de novembro contempla a data da ação interna do “Thanksgiving”, evento por meio do qual promovemos o mês do trabalho com a ‘gentileza’(#bekind) na escola. São realizadas, portanto, neste período, ações que envolvem todos os segmentos, tais como:
  • Reflexão, por meio de textos, vídeos e propostas direcionadas em várias áreas do conhecimento, com a construção de sinalização – produções dos alunos – que deem visibilidade ao projeto na escola;
  • Concurso de redação com a temática, por meio do qual estimula-se a pesquisa e o interesse dos alunos a respeito do bullying;
  • Debates em todas as áreas do conhecimento a fim de fomentar o interesse e a possibilidade de contato com as diversas formas de manifestação do fenômeno, bem como o formato de cobrança do tema nos processos seletivos.
  • Palestras e/ou encontros com profissionais da área da psicologia e/ou direito a respeito da temática;
  • Propostas culturais (peças teatrais, apresentações musicais, sessões de cinema na escola, exposições) que envolvam a oportunidade de contato, reflexão e discussão da temática.

Trata-se de uma proposta que visa promover palestras anuais com profissionais destaque no ramo da educação e/ou psicologia e que possam contribuir nas relações entre família e escola. Esses encontros possuem viés instrucional, vislumbrando as famílias dos estudantes como público alvo e buscando fortalecer a parceria entre escola e comunidade escolar, entendendo esta vertente como relação fundamental para o sucesso dos processos de desenvolvimento e, consequentemente, aprendizagem.

Por uma infância que investiga

Fundamental I

Consolidando diferentes linguagens

Fundamental II

Desenvolvendo um Cidadão Global

Agendar uma visita

Sucesso

Seu cadastro foi realizado com sucesso.

Sucesso

Sua solicitação de visita foi enviada com sucesso, em breve entraremos em contato.