Com foco no desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas e socioemocionais, somado aos conteúdos de aprendizagem e metodologias investigativa e dialógica, os estudantes nessa fase adquirem as ferramentas para seguir aprofundando seus estudos.
O estudante passa a compreender a complexidade do mundo, reconhece a si mesmo e os outros como agentes que impulsionam mudanças.
Aqui, no Novo, nosso foco é nos estudos! Por meio de exigência, disciplina, um currículo abrangente e um projeto contemporâneo, nosso compromisso é formar uma geração não só com um amplo repertório de conhecimento, mas sobretudo capaz de fazer a diferença para um mundo melhor.
Foco na capacitação do estudante numa segunda língua, desenvolvendo as competências necessárias para a formação de um cidadão global, apto a se comunicar com fluência e naturalidade, defender seus pontos de vista, emitir opiniões e resolver problemas também em língua inglesa, de forma confortável. Os estudantes terminarão cada fase do Ensino Fundamental preparados para os exames de proficiência de Cambridge.
No Colégio Novo, para alunos de G1 até 9º ano, realizamos o PROJETO DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL – PEN. Nele, os lanches são servidos de forma coletiva, formando pequenas ilhas que incluem frutas e sucos, chá, leite, pães, opções integrais, vitaminas, iogurtes e outros. O cardápio é assinado por uma nutricionista, sendo balanceado, nutritivo, variado e saboroso, além de produzido dentro da própria escola.
A educação alimentar é um programa com o objetivo de reduzir a obesidade infantil, além de assegurar informações sobre alimentação saudável aos cidadãos desde novos. Nossa instituição busca, por meio do PEN, estimular os alunos a conhecer mais sobre nutrição e alimentação saudável, para que elas possam construir novos hábitos e, consequentemente, ter uma relação amigável com os variados grupos de alimentos. Mas, para além disso, compreender a alimentação como uma rica oportunidade de desenvolver inúmeras habilidades.
O programa acontece por meio de ações periódicas (momentos com as turmas, dicas enviadas às famílias em nossos meios de comunicação, etc), mas se concretiza sobretudo a cada lanche servido pelo colégio, no cotidiano.
Seguimos, para tanto, cinco pilares:
Por meio de uma programação estruturada, que inclui a realização de uma hora aula por semana de desenvolvimento da proposta, o LIV se dedica a cuidar do desenvolvimento socioemocional dos alunos.
No Ensino Fundamental Anos Finais, os estudantes experimentam um momento de muitas transformações: a adolescência. Assim, por meio de projetos, dinâmicas e séries audiovisuais, buscamos uma conexão com as vivências dos alunos, ajudando-os a lidar com os desafios e a desenvolver habilidades socioemocionais, tais como: pensamento crítico, perseverança, proatividade, colaboração, comunicação e criatividade.
Trata-se de um plano de acompanhamento de alguns alunos com demandas específicas de aprendizagem, sobretudo no que diz respeito a conteúdos de base relacionados a lacunas nos processos de alfabetização, letramento e/ou consolidação de habilidades chave para a construção de novos conhecimentos. Pretende-se, assim, garantir o avanço desses estudantes a partir do trabalho com atendimentos individuais e/ou em duplas, oportunizando o acompanhamento desses alunos dentro de suas particularidades sempre que possível.
Trata-se de um projeto de escrita desenvolvido nas turmas de 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. São propostas para todas as séries produções de periodicidade semanal solicitadas nas aulas regulares de redação a partir dos gêneros textuais indicados para cada série.
Os textos são corrigidos e, posteriormente, agrupados em uma pasta para a construção de um portfólio, tendo em vista observar o progresso dos estudantes na habilidade de produção escrita. Além disso, é oportunizado, no contraturno, um plantão em dia e horário específicos para cada turma semanalmente, visando auxiliar o avanço dos alunos no desenvolvimento da competência escrita, tornando-os competentes para fazer uso dessa habilidade em contextos reais, bem como em processos seletivos.
O Recreio Dirigido proporciona momentos lúdicos e pedagógicos, por meio da disponibilização de jogos e materiais diversificados, que desenvolvem os aspectos psicomotores, cognitivos, afetivos sociais e cooperativos, estimulando o trabalho em equipe nas brincadeiras em grupo, transferindo o uso da tecnologia para outro momento e sendo acompanhado/monitorado sempre por um adulto referência.
Realizada anualmente, a gincana é um momento único, no qual os alunos terão a oportunidade não só de integrarem-se e socializarem, mas também de desenvolver atitudes cidadãs, fomentando valores como respeito, perseverança e ética, por meio de atividades de cunho esportivo, cultural e social/solidário.
No Fundamental 2, cada equipe – orientada pelos professores e com apoio das famílias – tem a oportunidade de conhecer instituições filantrópicas da cidade e de contribuir com esta instituição por meio, sobretudo, da arrecadação dos itens necessários a cada contexto (através de levantamento feito pelas equipes), além das propostas diversas de jogos e brincadeiras.
Estar em contato com uma proposta que demanda o trabalho em equipe, a compreensão do “fazer junto”, do respeito e da valorização das habilidades de cada indivíduo (que se manifestam por meio das mais diversas provas e tarefas, cujas demandas envolvam desde conhecimento específico até habilidades artísticas e físicas), estimulamos o desenvolvimento motor, cognitivo, e afetivo-social, como também, o resgate de valores importantes para a formação de suas capacidades morais, intelectuais e sociais é o foco das Gincanas.
Trata-se de um evento interno esportivo promovido com alunos de 6º a 3ª série do EM, ao longo de um mês (no contraturno), cujo objetivo é valorizar as práticas de atividades físicas e promover lazer e integração entre as turmas, além de possibilitar e desenvolver o convívio social saudável, bem como fomentar habilidades como liderança e trabalho em equipe.
Os jogos são realizados no ginásio poliesportivo do Colégio, por meio das modalidades de futsal, basquete, vôlei, handebol, queimada, xadrez, ping-pong, entre outras.
Assim, além de promover o olhar cuidadoso, acolhedor e afetivo, por meio da formação de toda a equipe de colaboradores e professores do colégio, reconhecendo a faixa etária com a qual lidam diretamente e conhecendo as principais características do perfil desses alunos (sobretudo nas faixas etárias em que este fenômeno é mais comum), o colégio promove ações com os estudantes, tendo como referência anual os meses de outubro e novembro, uma vez que o mês de outubro é marcado internacionalmente pelo movimento que dá nome ao projeto #STOMPOUTBULLYING, e que o mês de novembro contempla a data da ação interna do “Thanksgiving”, evento por meio do qual promovemos o mês do trabalho com a ‘gentileza’(#bekind) na escola.
São realizadas, portanto, neste período, ações que envolvem todos os segmentos, tais como:
Trata-se de uma proposta que visa promover palestras anuais com profissionais destaque no ramo da educação e/ou psicologia e que possam contribuir nas relações entre família e escola. Esses encontros possuem viés instrucional, vislumbrando as famílias dos estudantes como público alvo e buscando fortalecer a parceria entre escola e comunidade escolar, entendendo esta vertente como relação fundamental para o sucesso dos processos de desenvolvimento e, consequentemente, aprendizagem.
Seu cadastro foi realizado com sucesso.
Sua solicitação de visita foi enviada com sucesso, em breve entraremos em contato.