No Novo, nossa abordagem pedagógica se organiza por meio de um currículo aberto, construído sobre o olhar de uma infância potente e com educadores sensíveis. O cotidiano, o brincar e as artes orientam nossas atividades, que evidenciam e garantem os direitos de desenvolvimento e de aprendizagem descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e consolidados por meio de uma abordagem pedagógica inspirada em Reggio Emília.
Foco na capacitação do estudante numa segunda língua, desenvolvendo as competências necessárias para a formação de um cidadão global, apto a se comunicar com fluência e naturalidade, defender seus pontos de vista, emitir opiniões e resolver problemas também em língua inglesa, de forma confortável. Os estudantes terminarão cada fase do Ensino Fundamental preparados para os exames de proficiência de Cambridge.
A educação alimentar é um programa com o objetivo de reduzir a obesidade infantil, além de assegurar informações sobre alimentação saudável aos cidadãos desde novos. Nossa instituição busca, por meio do PEN, estimular os alunos a conhecer mais sobre nutrição e alimentação saudável, para que elas possam construir novos hábitos e, consequentemente, ter uma relação amigável com os variados grupos de alimentos. Mas, para além disso, compreender a alimentação como uma rica oportunidade de desenvolver inúmeras habilidades.
O programa acontece por meio de ações periódicas (momentos com as turmas, dicas enviadas às famílias em nossos meios de comunicação, etc), mas se concretiza sobretudo a cada lanche servido pelo colégio, no cotidiano.
Seguimos, para tanto, cinco pilares:
Por meio de uma programação estruturada, que inclui a realização de uma hora aula por semana de desenvolvimento da proposta, o LIV se dedica a cuidar do desenvolvimento socioemocional dos alunos.
Na Educação Infantil, convidamos as crianças a reconhecer e nomear as emoções básicas, a saber: medo; alegria; tristeza; raiva; e o amor, essencial nos vínculos afetivos e na construção subjetiva.
Por meio de recursos engajadores e lúdicos, como músicas, histórias e personagens exclusivos, as crianças de 3 a 5 anos identificam as emoções nas situações comuns do seu dia a dia.
Do 1º ao 3º ano, temos como foco o conceito da Inteligência Emocional do psicólogo Daniel Goleman. Por meio de histórias e personagens exclusivos, ajudamos os alunos a compreender sentimentos complexos e estimulamos os quatro pilares da teoria: autoconhecimento; autorregulação; empatia; relacionamento.
Nos 4º e 5º anos, com projetos e jogos colaborativos exclusivos, estimulamos que os estudantes entendam o seu papel no mundo. Apostamos na gamificação e no protagonismo dos alunos para começar a realizar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como comunicação, criatividade e colaboração.
Com o propósito de potencializar a experimentação, bem como o desenvolvimento de uma gama de habilidades (motoras, sociais, cognitivas), o Mestre Cuca é explorado com maior ênfase na Educação Infantil, no sentido de fomentar as diversas linguagens por meio das quais a criança aprende.
Ele segue ainda, nas demais séries de ensino, como forma de repertoriar o desenvolvimento das linguagens (estudo dos gêneros textuais, por exemplo), e do letramento matemático.
Trata-se de uma proposta que visa promover palestras anuais com profissionais destaque no ramo da educação e/ou psicologia e que possam contribuir nas relações entre família e escola. Esses encontros possuem viés instrucional, vislumbrando as famílias dos estudantes como público alvo e buscando fortalecer a parceria entre escola e comunidade escolar, entendendo esta vertente como relação fundamental para o sucesso dos processos de desenvolvimento e, consequentemente, aprendizagem.
É um projeto desenvolvido pela nossa Educação Infantil, que culmina numa encantadora produção musical construída a partir das pesquisas, curiosidades e vivências de crianças e educadores que se maravilham com as sutilezas do cotidiano.
Cada grupo de crianças, junto a seus educadores, deslumbram-se por um sujeito de pesquisa que os encanta, produzindo, pesquisando, investigando e construindo repertório para as letras das canções.
Essa produção concretiza-se por meio da parceria com grandes músicos e está à disposição nas plataformas digitais YouTube e Spotify.
Acompanhe abaixo nosso último álbum lançado:
https://open.spotify.com/album/1JZKS4T4LmWMuerPn041OF?si=wD4hU7S7QCOnJg2Ffs_EUg
Assim, além de promover o olhar cuidadoso, acolhedor e afetivo, por meio da formação de toda a equipe de colaboradores e professores do colégio, reconhecendo a faixa etária com a qual lidam diretamente e conhecendo as principais características do perfil desses alunos (sobretudo nas faixas etárias em que este fenômeno é mais comum), o colégio promove ações com os estudantes, tendo como referência anual os meses de outubro e novembro, uma vez que o mês de outubro é marcado internacionalmente pelo movimento que dá nome ao projeto #STOMPOUTBULLYING, e que o mês de novembro contempla a data da ação interna do “Thanksgiving”, evento por meio do qual promovemos o mês do trabalho com a ‘gentileza’(#bekind) na escola.
São realizadas, portanto, neste período, ações que envolvem todos os segmentos, tais como:
Seu cadastro foi realizado com sucesso.
Sua solicitação de visita foi enviada com sucesso, em breve entraremos em contato.