Educação Infantil

Por uma infância que investiga

No Novo, nossa abordagem pedagógica se organiza por meio de um currículo aberto, construído sobre o olhar de uma infância potente e com educadores sensíveis. O cotidiano, o brincar e as artes orientam nossas atividades, que evidenciam e garantem os direitos de desenvolvimento e de aprendizagem descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e consolidados por meio de uma abordagem pedagógica inspirada em Reggio Emília.

Por uma educação que
desenvolve!

Brincar, Explorar, Conhecer-se, Participar, Conviver e Expressar-se são os verbos que representam tais direitos. Nós os transformamos em ações.

Programas e Projetos

Foco na capacitação do estudante numa segunda língua, desenvolvendo as competências necessárias para a formação de um cidadão global, apto a se comunicar com fluência e naturalidade, defender seus pontos de vista, emitir opiniões e resolver problemas também em língua inglesa, de forma confortável. Os estudantes terminarão cada fase do Ensino Fundamental preparados para os exames de proficiência de Cambridge.

No Colégio Novo, para alunos de G1 até 9º ano, realizamos o PROJETO DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL – PEN. Nele, os lanches são servidos de forma coletiva, formando pequenas ilhas que incluem frutas e sucos, chá, leite, pães, opções integrais, vitaminas, iogurtes e outros. O cardápio é assinado por uma nutricionista, sendo balanceado, nutritivo, variado e saboroso, além de produzido dentro da própria escola.

A educação alimentar é um programa com o objetivo de reduzir a obesidade infantil, além de assegurar informações sobre alimentação saudável aos cidadãos desde novos. Nossa instituição busca, por meio do PEN, estimular os alunos a conhecer mais sobre nutrição e alimentação saudável, para que elas possam construir novos hábitos e, consequentemente, ter uma relação amigável com os variados grupos de alimentos. Mas, para além disso, compreender a alimentação como uma rica oportunidade de desenvolver inúmeras habilidades.

O programa acontece por meio de ações periódicas (momentos com as turmas, dicas enviadas às famílias em nossos meios de comunicação, etc), mas se concretiza sobretudo a cada lanche servido pelo colégio, no cotidiano.

Seguimos, para tanto, cinco pilares:

  • SUSTENTABILIDADE: Produção de alimentos dentro da unidade; utilização de frutas frescas; eliminação dos descartáveis; higienização de utensílios por meio de lavadoras industriais.
  • EQUIDADE: O mesmo lanche é oferecido a estudantes, professores, diretores e colaboradores de todos os setores.
  • SAÚDE: Cardápio com opções variadas e saudáveis que incluem frutas, leite, pães e alimentos naturais ou pouco processados.
  • CONVIVÊNCIA: Proporcionamos um espaço onde necessidades individuais e coletivas devem ser levadas em consideração, favorável à boa convivência e harmonioso para todos. Cabe a cada um ampliar estas escolhas para outras esferas da vida, tornando o Consumo Consciente uma prática cotidiana e natural, com solidariedade, responsabilidade, participação social e cidadania.
  • CONSUMO CONSCIENTE: escolhemos oferecer a nossos alunos uma alimentação mais saudável e sustentável. Cabe a cada um ampliar estas escolhas para outras esferas da vida, tornando o Consumo Consciente uma prática cotidiana e natural, com solidariedade, responsabilidade, participação social e cidadania.

Por meio de uma programação estruturada, que inclui a realização de uma hora aula por semana de desenvolvimento da proposta, o LIV se dedica a cuidar do desenvolvimento socioemocional dos alunos.

Na Educação Infantil, convidamos as crianças a reconhecer e nomear as emoções básicas, a saber: medo; alegria; tristeza; raiva; e o amor, essencial nos vínculos afetivos e na construção subjetiva.

Por meio de recursos engajadores e lúdicos, como músicas, histórias e personagens exclusivos, as crianças de 3 a 5 anos identificam as emoções nas situações comuns do seu dia a dia.

Do 1º ao 3º ano, temos como foco o conceito da Inteligência Emocional do psicólogo Daniel Goleman. Por meio de histórias e personagens exclusivos, ajudamos os alunos a compreender sentimentos complexos e estimulamos os quatro pilares da teoria: autoconhecimento; autorregulação; empatia; relacionamento.

Nos 4º e 5º anos, com projetos e jogos colaborativos exclusivos, estimulamos que os estudantes entendam o seu papel no mundo. Apostamos na gamificação e no protagonismo dos alunos para começar a realizar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como comunicação, criatividade e colaboração.

Com o propósito de potencializar a experimentação, bem como o desenvolvimento de uma gama de habilidades (motoras, sociais, cognitivas), o Mestre Cuca é explorado com maior ênfase na Educação Infantil, no sentido de fomentar as diversas linguagens por meio das quais a criança aprende.

Ele segue ainda, nas demais séries de ensino, como forma de repertoriar o desenvolvimento das linguagens (estudo dos gêneros textuais, por exemplo), e do letramento matemático.

Trata-se de uma proposta que visa promover palestras anuais com profissionais destaque no ramo da educação e/ou psicologia e que possam contribuir nas relações entre família e escola. Esses encontros possuem viés instrucional, vislumbrando as famílias dos estudantes como público alvo e buscando fortalecer a parceria entre escola e comunidade escolar, entendendo esta vertente como relação fundamental para o sucesso dos processos de desenvolvimento e, consequentemente, aprendizagem.

É um projeto desenvolvido pela nossa Educação Infantil, que culmina numa encantadora produção musical construída a partir das pesquisas, curiosidades e vivências de crianças e educadores que se maravilham com as sutilezas do cotidiano.

Cada grupo de crianças, junto a seus educadores, deslumbram-se por um sujeito de pesquisa que os encanta, produzindo, pesquisando, investigando e construindo repertório para as letras das canções.

Essa produção concretiza-se por meio da parceria com grandes músicos e está à disposição nas plataformas digitais YouTube e Spotify.

Acompanhe abaixo nosso último álbum lançado:

https://open.spotify.com/album/1JZKS4T4LmWMuerPn041OF?si=wD4hU7S7QCOnJg2Ffs_EUg

Assim, além de promover o olhar cuidadoso, acolhedor e afetivo, por meio da formação de toda a equipe de colaboradores e professores do colégio, reconhecendo a faixa etária com a qual lidam diretamente e conhecendo as principais características do perfil desses alunos (sobretudo nas faixas etárias em que este fenômeno é mais comum), o colégio promove ações com os estudantes, tendo como referência anual os meses de outubro e novembro, uma vez que o mês de outubro é marcado internacionalmente pelo movimento que dá nome ao projeto #STOMPOUTBULLYING, e que o mês de novembro contempla a data da ação interna do “Thanksgiving”, evento por meio do qual promovemos o mês do trabalho com a ‘gentileza’(#bekind) na escola.

São realizadas, portanto, neste período, ações que envolvem todos os segmentos, tais como:

  • Reflexão, por meio de textos, vídeos e propostas direcionadas em várias áreas do conhecimento, com a construção de sinalização – produções dos alunos – que deem visibilidade ao projeto na escola;
  • Concurso de redação com a temática, por meio do qual estimula-se a pesquisa e o interesse dos alunos a respeito do bullying;
  • Debates em todas as áreas do conhecimento a fim de fomentar o interesse e a possibilidade de contato com as diversas formas de manifestação do fenômeno, bem como o formato de cobrança do tema nos processos seletivos.
  • Palestras e/ou encontros com profissionais da área da psicologia e/ou direito a respeito da temática;
  • Propostas culturais (peças teatrais, apresentações musicais, sessões de cinema na escola, exposições) que envolvam a oportunidade de contato, reflexão e discussão da temática.

Ensino
Fundamental I

Consolidando diferentes linguagens

Ensino
Fundamental II

Desenvolvendo um cidadão global

Ensino
Médio

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