Ensino Fundamental I

Consolidando diferentes linguagens

Para que o ser humano tenha uma base sólida, é essencial que nos primeiros anos do Ensino Fundamental ele desenvolva com qualidade as competências leitora e escritora. Assim, focamos no desenvolvimento das múltiplas linguagens (matemática, artística, linguística, emocional, corporal, entre outras), estimulando o pensamento investigativo, formando valores e criando ferramentas para resolução de problemas cotidianos.

Cada criança é única!

Aqui promovemos o acompanhamento personalizado, com intervenções individuais, que visam o aprendizado e garantem o avanço contínuo.

Programas e Projetos

Foco na capacitação do estudante numa segunda língua, desenvolvendo as competências necessárias para a formação de um cidadão global, apto a se comunicar com fluência e naturalidade, defender seus pontos de vista, emitir opiniões e resolver problemas também em língua inglesa, de forma confortável. Os estudantes terminarão cada fase do Ensino Fundamental preparados para os exames de proficiência de Cambridge.

A educação alimentar é um programa com o objetivo de reduzir a obesidade infantil, além de assegurar informações sobre alimentação saudável aos cidadãos desde novos. Nossa instituição busca, por meio do PEN, estimular os alunos a conhecer mais sobre nutrição e alimentação saudável, para que elas possam construir novos hábitos e, consequentemente, ter uma relação amigável com os variados grupos de alimentos. Mas, para além disso, compreender a alimentação como uma rica oportunidade de desenvolver inúmeras habilidades.

O programa acontece por meio de ações periódicas (momentos com as turmas, dicas enviadas às famílias em nossos meios de comunicação, etc), mas se concretiza sobretudo a cada lanche servido pelo colégio, no cotidiano.

Seguimos, para tanto, cinco pilares:

  • SUSTENTABILIDADE: Produção de alimentos dentro da unidade; utilização de frutas frescas; eliminação dos descartáveis; higienização de utensílios por meio de lavadoras industriais.
  • EQUIDADE: O mesmo lanche é oferecido a estudantes, professores, diretores e colaboradores de todos os setores.
  • SAÚDE: Cardápio com opções variadas e saudáveis que incluem frutas, leite, pães e alimentos naturais ou pouco processados.
  • CONVIVÊNCIA: Proporcionamos um espaço onde necessidades individuais e coletivas devem ser levadas em consideração, favorável à boa convivência e harmonioso para todos. Cabe a cada um ampliar estas escolhas para outras esferas da vida, tornando o Consumo Consciente uma prática cotidiana e natural, com solidariedade, responsabilidade, participação social e cidadania.

Por meio de uma programação estruturada, que inclui a realização de uma hora aula por semana de desenvolvimento da proposta, o LIV se dedica a cuidar do desenvolvimento socioemocional dos alunos.

Na Educação Infantil, convidamos as crianças a reconhecer e nomear as emoções básicas, a saber: medo; alegria; tristeza; raiva; e o amor, essencial nos vínculos afetivos e na construção subjetiva.

Por meio de recursos engajadores e lúdicos, como músicas, histórias e personagens exclusivos, as crianças de 3 a 5 anos identificam as emoções nas situações comuns do seu dia a dia.

Do 1º ao 3º ano, temos como foco o conceito da Inteligência Emocional do psicólogo Daniel Goleman. Por meio de histórias e personagens exclusivos, ajudamos os alunos a compreender sentimentos complexos e estimulamos os quatro pilares da teoria: autoconhecimento; autorregulação; empatia; relacionamento.

Nos 4º e 5º anos, com projetos e jogos colaborativos exclusivos, estimulamos que os estudantes entendam o seu papel no mundo. Apostamos na gamificação e no protagonismo dos alunos para começar a realizar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como comunicação, criatividade e colaboração.

Com o propósito de potencializar a experimentação, bem como o desenvolvimento de uma gama de habilidades (motoras, sociais, cognitivas), o Mestre Cuca é explorado com maior ênfase na Educação Infantil, no sentido de fomentar as diversas linguagens por meio das quais a criança aprende.

Ele segue ainda, nas demais séries de ensino, como forma de repertoriar o desenvolvimento das linguagens (estudo dos gêneros textuais, por exemplo), e do letramento matemático.

Trata-se de um plano de acompanhamento de alguns alunos com demandas específicas de aprendizagem, sobretudo no que diz respeito a conteúdos de base relacionados a lacunas nos processos de alfabetização, letramento e/ou consolidação de habilidades chave para a construção de novos conhecimentos. Pretende-se, assim, garantir o avanço desses estudantes a partir do trabalho com atendimentos individuais e/ou em duplas, oportunizando o acompanhamento desses alunos dentro de suas particularidades sempre que possível.

O Recreio Dirigido proporciona momentos lúdicos e pedagógicos, por meio da disponibilização de jogos e materiais diversificados, que desenvolvem os aspectos psicomotores, cognitivos, afetivos sociais e cooperativos, estimulando o trabalho em equipe nas brincadeiras em grupo, transferindo o uso da tecnologia para outro momento e sendo acompanhado/monitorado sempre por um adulto referência.

Realizada anualmente, a gincana é um momento único, no qual os alunos terão a oportunidade não só de integrarem-se e socializarem, mas também de desenvolver atitudes cidadãs, fomentando valores como respeito, perseverança e ética, por meio de atividades de cunho esportivo, cultural e social/solidário.

No Ensino Fundamental I (Ginga Kids), crianças e educadores – divididos em equipes – vivenciam brincadeiras tradicionais e exploram a construção de hábitos por meio das virtudes.

Estar em contato com uma proposta que demanda o trabalho em equipe, a compreensão do “fazer junto”, do respeito e da valorização das habilidades de cada indivíduo (que se manifestam por meio das mais diversas provas e tarefas, cujas demandas envolvam desde conhecimento específico até habilidades artísticas e físicas), estimulamos o desenvolvimento motor, cognitivo, e afetivo-social, como também, o resgate de valores importantes para a formação de suas capacidades morais, intelectuais e sociais é o foco das Gincanas.

Trata-se de um evento interno esportivo promovido com alunos de 6º a 3ª série do EM, ao longo de um mês (no contraturno), cujo objetivo é valorizar as práticas de atividades físicas e promover lazer e integração entre as turmas, além de possibilitar e desenvolver o convívio social saudável, bem como fomentar habilidades como liderança e trabalho em equipe.

Os jogos são realizados no ginásio poliesportivo do Colégio, por meio das modalidades de futsal, basquete, vôlei, handebol, queimada, xadrez, ping-pong, entre outras.

Escola de Pais

Trata-se de uma proposta que visa promover palestras anuais com profissionais destaque no ramo da educação e/ou psicologia e que possam contribuir nas relações entre família e escola. Esses encontros possuem viés instrucional, vislumbrando as famílias dos estudantes como público alvo e buscando fortalecer a parceria entre escola e comunidade escolar, entendendo esta vertente como relação fundamental para o sucesso dos processos de desenvolvimento e, consequentemente, aprendizagem.

Assim, além de promover o olhar cuidadoso, acolhedor e afetivo, por meio da formação de toda a equipe de colaboradores e professores do colégio, reconhecendo a faixa etária com a qual lidam diretamente e conhecendo as principais características do perfil desses alunos (sobretudo nas faixas etárias em que este fenômeno é mais comum), o colégio promove ações com os estudantes, tendo como referência anual os meses de outubro e novembro, uma vez que o mês de outubro é marcado internacionalmente pelo movimento que dá nome ao projeto #STOMPOUTBULLYING, e que o mês de novembro contempla a data da ação interna do “Thanksgiving”, evento por meio do qual promovemos o mês do trabalho com a ‘gentileza’(#bekind) na escola.

São realizadas, portanto, neste período, ações que envolvem todos os segmentos, tais como:

  • Reflexão, por meio de textos, vídeos e propostas direcionadas em várias áreas do conhecimento, com a construção de sinalização – produções dos alunos – que deem visibilidade ao projeto na escola;
  • Concurso de redação com a temática, por meio do qual estimula-se a pesquisa e o interesse dos alunos a respeito do bullying;
  • Debates em todas as áreas do conhecimento a fim de fomentar o interesse e a possibilidade de contato com as diversas formas de manifestação do fenômeno, bem como o formato de cobrança do tema nos processos seletivos.
  • Palestras e/ou encontros com profissionais da área da psicologia e/ou direito a respeito da temática;
  • Propostas culturais (peças teatrais, apresentações musicais, sessões de cinema na escola, exposições) que envolvam a oportunidade de contato, reflexão e discussão da temática.

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